Torre de Otimização e Controle Logístico

Cockpit Logístico

Pensando em colaborar de maneira real em todas as etapas do processo de transporte, a Neolog apresenta o Cockpit Logístico, solução de Torre de Otimização e Controle Logístico que aumenta a eficiência da cadeia produtiva, com foco em processos logísticos. A solução proporciona ao usuário um ambiente que opera com total acesso a todas as informações da cadeia de suprimentos e de logística, de ponta a ponta. Tal visibilidade torna a tomada de decisão mais efetiva e estratégica, uma vez que todo o movimento operacional é acompanhado em tempo real.

Otimização Logística

Rota e Frota

Controle Logístico

Rota e Dimensionamento de Frota

A solução determina a formação de cargas e rotas simultaneamente. Esse recurso permite o dimensionamento ideal da frota para atender o transporte da empresa. Para criar a mais otimizada programação de embarques, o sistema analisa:

Localização: endereçamento dos clientes, distância máxima entre paradas e retorno

Tempo: horários de recebimento e entrega das cargas, tempo de trânsito por rota (baseado em mapas rodoviários e urbanos) e capacidade de expedição

Veículos: volume, peso, valores, zona de atendimento e capacidade de entrega

Expedição: capacidade de carregamento por doca, tipo de embalagem e forma de carregamento

Restrições: zonas e horários para a circulação de veículos municipais e estaduais (rodízios)

Arranjo de Carga

Otimização de carga

Arranjo de Carga

Os serviços de arranjo do Cockpit Logístico determinam a melhor acomodação das unidades de embarque de acordo com suas dimensões de altura, comprimento e largura, em função da sequência de descarregamento e sempre respeitando suas características de empilhamento. O software coleta os dados da carga e da demanda de transporte, considera fatores operacionais e extraoperacionais, escolhe o tipo de frota mais adequada para montagem (veículos próprios, de terceiros ou por composição mista) e apresenta na tela o arranjo tridimensional da carga. O software fornece um passo a passo da montagem e descarregamento da carga (único ou múltiplo), por meio de um relatório de camadas, mecanismo que diminui em até 40% o tempo de execução dessas atividades.

Benefícios:
» Maximização da utilização da frota de veículos
» Aumento da capacidade de expedição
» Redução do custo-frete, evitando frete morto
» Visualização tridimensional das cargas no veículo
» Diminuição do tempo de montagem e descarregamento de carga

O sistema de arranjo de carga do Cockpit Logístico garante, sempre, a escolha da melhor frota, a utilização máxima de espaço, a rota mais inteligente e o aumento na produtividade na montagem e descarregamento das cargas

Paletização

Otimização e Paletização

Paletização

A solução simula e define o lastro ideal para cada tipo de palete e produto. Este recurso promove o melhor planejamento de cargas nos veículos e contêineres.

Dessa forma, os usuários utilizam melhor seus paletes e diminuem a quantidade de contêineres contratados.

Alocação de Docas

Software de otimização logística

Alocação de docas

O software realiza o sequenciamento de embarques e gera a programação ideal para expedição, de maneira que sejam respeitadas todas as restrições e necessidades definidas pelo serviço de programação de cargas, como os tipos de mercadorias e os veículos permitidos em cada doca.

Este recurso proporciona:

» Garantia de priorização de clientes, aumentando a qualidade do serviço
» Diminuição de equipes de carregamento em caso de folga na capacidade
» Aumento da produtividade de ativos, como esteiras e empilhadeiras
» Drástica redução de tempo em fila para carregamento

Colaboração

Software de logística

Colaboração

O Cockpit Logístico possui um painel de gerenciamento para a empresa usuária controlar toda a comunicação de ofertas de transporte para suas transportadoras. O terceiro, por sua vez, tem acesso a um portal na internet onde ele encontra todas as solicitações de transporte solicitadas pelo embarcador. Inicialmente, a solução recebe a disponibilidade de veículos das transportadoras por região. Com estas informações e toda a configuração de restrições e regras do sistema, e gerada uma programação de cargas com a devida transportadora e veículo alocado.

A transportadora pode ser escolhida por vários critérios, como, por exemplo, melhor valor de frete ou participação na cota de cargas. Esta distribuição é apresentada via internet para a transportadora que então poderá aceitar ou recusar cada carga.
Depois de uma segunda rodada – nos moldes de um leilão reverso – para realocar em outras transportadoras as cargas recusadas, o sistema conclui o processo e está pronto para execução.

» Redução de custos
» Melhora da capacidade
» Automatização de processo (tecnologia)
» Aplicação (compartilhamento) de melhores práticas e processos
» Treinamento
» Melhoria contínua
» Controle estratégia e planejamento
» Monitoramento em tempo real
» Inovaçãompilhadeiras
» Drástica redução de tempo em fila para carregamento

Monitoramento e Rastreamento

Software de rastreamento

Monitoramento & Rastreamento

Controle todo o processo logístico de sua empresa, desde a programação das cargas até a entrega das mercadorias.

Com a melhor solução para monitoramento do mercado integrada ao Cockpit Logístico, sua empresa controla:

» Retroalimentação de todos os dados coletados na operação.
» Consolidação de dados para os indicadores de desempenho (KPIs)
» Acompanhamento do transporte em tempo real via rastreamento por GPS
» Centralização de vários provedores de rastreamento em uma única plataforma de operação.

Gestão de Indicadores

Software de indicadores logísticos

Gestão de Indicadores

No nível de planejamento promovido pelo Cockpit Logístico, a empresa usuária pode acompanhar os indicadores de desempenho (KPIs) e alinhar suas estratégias da operação.

Por meio de um minucioso e preciso Planejamento, a logística e supply chain de empresas de todos os portes e variados segmentos passaram de departamentos meramente operacionais a áreas-chave no desempenho organizacional. Esse sucesso é reconhecido pelo alinhamento a estratégia de vendas & marketing da companhia,ao mesmo tempo em que se conquista uma redução de custos e excelência no nível de serviço.

Frete Eficiente

Contrate o serviço de transporte mais eficiente, garantindo, ao mesmo tempo, a redução de custos e o nível de serviço de sua cadeia logística.

Redução de Custo

Reduzir custos é tão importante quanto atuar com um alto nível de eficiência para as áreas de logística e supply chain.

Gestão

Solução oferece visibilidade em tempo real de toda a cadeia logística para tomada decisão de maneira efetiva e estratégica.

Diagnóstico

Por meio de uma consultoria e simulação real do seu cotidiano de transporte, Neolog analisa ganhos promovidos pela solução de Torre de Otimização e Controle Logístico à fase de implantação de software.


Frete Eficiente

Contrate o serviço de transporte mais eficiente, garantindo, ao mesmo tempo, a redução de custos e o nível de serviço de sua cadeia logística

Com base na experiência em cenários mais diversos como, indústria de siderurgia, eletroeletrônicos, varejo, embalagens de vidro e papelão ondulado, concreto e cimento, papel entre outras a Neolog oferece o serviço de Contratação Eficiente de Fretes.

Este trabalho de consultoria busca identificar mudanças no modelo de contratação de fretes que tragam retorno financeiro se
a empresa for eficiente na gestão de sua operação logística. Uma revisão da estrutura de abastecimento e distribuição e
o relacionamento com seus recursos de transporte ditam o rumo desta análise.

Como funciona

Cada operação de transporte, seja de abastecimento ou distribuição, tem suas particularidades. Em linha geral, a análise da contratação eficiente de fretes passa por:

1. Levantamento do histórico de contratação de fretes: CIF, FOB, modalidades, origens e destinos, frota própria e/ou de terceiros, requerimentos especiais, tabelas de frete e relacionamento com as transportadoras

2. Desenho de novos modelos de contratação possíveis para operação

3. Simulação do impacto destes novos modelos sobre o histórico de operações

4. Criação de cenários novos e avaliação de impactos

5. Processo de cotação de fretes nos novos modelos de contratação propostos

6. Implantação das novas tabelas e regras de contratação

Exemplo de resultados:

Criação de novo modelo de contratação de fretes

Definição de estratégias de fretes por canais, regiões e categorias.

Cotação de fretes e negociação com transportadoras

Criação de modelo híbrido de frota própria e terceirizada

Quantificação de benefícios de frete CIF ou FOB

Análise das modalidades de transporte lotação, fracionado, itinerante, courier, expressas etc


Redução de Custo

Reduzir custos é tão importante quanto atuar com um alto nível de eficiência para as áreas de logística e supply chain

Sua empresa pode garantir um alto nível de eficiência no sistema de transporte diminuindo os custos operacionais e de frete por meio da otimização logística. A solução da Neolog para Redução de Custos de Transporte garante a economia de cifras milionárias por meio da programação otimizada das operações.

Como funciona

O Cockpit Logístico é empregado na redução de custos de transporte através do aumento da eficiência das escolhas das operações logísticas. Estas decisões passam: definição de quais modais e modalidades de transporte utilizar; seleção de transportador e tipo de veículo ideal; traçado de rota e formatação de cargas tridimensionalmente; doca de carregamento ou descarregamento e sincronização de operações de cross docking e movimento contínuo (circuitos e reaproveitamento de caminhões). O melhor de tudo é que todas estas decisões ocorrem simultaneamente sobre um lote de pedidos de transporte.

Para otimizar a logística, a solução Neolog considera simultaneamente:

» Escolha do melhor transportador

O sistema cruza as regiões de atendimento com opções e frete, e seleciona o transportador de menor custo. Este processo ocorre automaticamente juntamente com o controle de distribuição de cargas entre os fornecedores para manter uma base fiel.

» Integridade dos produtos & distribuição de peso

Garantir que um produto embarcado chegue sem avarias ao seu destino é fundamental para evitar gastos de reposição e de um novo frete. O sistema considera restrições físicas tais como empilhamento, fragilidade, peso e dimensões. Com base nestas informações é escolhida a posição real de cada item no veículo, respeitando a distribuição de peso entre eixos e balanço de cargas.

» Rotas de transporte

Ir pelo caminho mais curto nem sempre significa economia de frete. Para escolher a melhor rota, é necessário considerar a ordem de embarque e desembarque, integridade dos produtos, restrições de acesso, multi coleta, fracionamento etc. Ao analisar cada uma dessas opções, o sistema cria a rota mais aderente à demanda de transporte.

» Cadeia logística

Ao observar sua cadeia logística e suas demandas de transporte de maneira integrada, o sistema de otimização logística apresentará ganhos expressivos para atividades logísticas que envolvem: prioridade de entregas, pedidos recorrentes, destinos recorrentes, múltiplos carregamentos, múltiplas entregas, crossdocking e movimento contínuo com circuitos fechados e abertos.


Gestão

Solução oferece visibilidade em tempo real de toda a cadeia logística para tomada decisão de maneira
efetiva e estratégica

Visando o aumento da eficiência de toda a área transporte, e com foco em seus processos, a solução de Gestão das Operações Logísticas da Neolog proporciona ao usuário um ambiente que opera com total acesso a todas as informações da cadeia logística, de ponta a ponta. Tal visibilidade torna a tomada de decisão mais efetiva e estratégica, uma vez que todo o movimento operacional é acompanhado em tempo real.

Como funciona

Em tempo real, o usuário solução de Gestão das Operações Logísticas da Neolog acompanha os dados do movimento de sua operação, desde a execução da montagem das cargas, sequenciamento de embarques, rastreamento de frota até o relacionamento com transportadoras. O acesso às informações permite que o usuário tome uma série de medidas estratégicas para redução de custos e, em alguns casos, preventivas.

A solução de Gestão das Operações Logísticas da Neolog opera é integrada a qualquer ERP (como SAP, Oracle, Totvs etc), WMS, TMS e sistemas de monitoramento e rastreamento de veículos.

No Software, o usuário avalia:

Desenho, movimento e demanda de sua malha logística

Política de Nível de Serviço por período

Utilização de pontos de consolidação e desconsolidação

Forma de contratação de transportadoras por rota, região e segmento

Decisão de contratação de frete

Movimento contínuo

Colaboração

Exemplo de Indicadores Analisados:

Programação x Execução de transportes

Nível de serviço x Transportadora

Recusa de entrega x motivos

Frequência de ocorrências

OTIF (on time in full)

Ocorrências x Transportadora

Descarregamento x Cliente

Carregamento x Doca

Dispersão da demanda

Distribuição de frota

Custos:R$/ton;R$/km;Custofrete/mercadoria; outros custos


Diagnóstico

Por meio de uma consultoria e simulação real do seu cotidiano de transporte, Neolog analisa ganhos promovidos pela solução de Torre de Otimização e Controle Logístico à fase de implantação de software

O Diagnóstico Logístico elaborado pela Neolog vai muito além de uma análise de boas práticas e proposta de melhorias. Com o uso de nossos sistemas de otimização, além de identificar os gargalos, criamos estratégias de melhoria e comprovamos os resultados numéricos com dados reais dos clientes.

Como funciona

A complexidade de cada operação determina o caminho a ser seguido e a abrangência da análise. Em geral, os seguintes passos são seguidos:

1. Mapeamento dos processos de order to cash e order fulfillment

2. Levantamento de dados históricos das operações de transportes (in bound ou out bound)

3. Análise estatística do período em estudo

4. Configuração do software Cockpit Logístico com dados reais e carga do histórico em avaliação para reprocessamento via otimização

5. Comparação dos resultados da otimização com o histórico para comprovação dos retornos financeiros que a solução (processo e tecnologia) podem proporcionar.

Exemplos de resultado:

De 5% a 20% em economia com frete

Diminuição de 10% a 25% na quantidade de veículos operados

Eliminação do retrabalho no carregamento de cargas

Redução do ciclo de planejamento de horas para minutos

Diminuição em de 5% a 15% nas distâncias percorridas e emissão de CO2

Aumento de mais de 10% na ocupação dos veículos